sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

As crianças são as flores da humanidade

Sou completamente maluca por crianças. Completamente enlouquecida por elas.
Mas não sou, necessariamente, aquele tipo de pessoa que não pode ver um bebê que já quer pegá-lo no colo, ou que se senta no chão para brincar com crianças pequenas.
O meu envolvimento com as crianças engloba esse tipo de ato também, mas isso não é o importante.
O meu envolvimento com crianças mostra-se no fato que simplesmente não suporto a idéia de que elas possam sofrer.
Sempre fui assim, mas após o nascimento dos meus meninos, esse sentimento tornou-se insuportável.
Não leio notícias ruins sobre crianças, mudo de canal quando a televisão mostra algo ruim que envolva crianças, não assisto a filmes que incluam crianças que sofrem...pelo simples fato que não suporto tal idéia.

Talvez soe demagogo de minha parte, mas gostaria de poder ajudar a todas as crianças que pedem esmola na rua, a todas as crianças que não estão agasalhadas em dias frios, a todas as crianças que tem fome, ou sede, ou medo, ou simplesmente sentem-se sozinhas.

Não me importo com os adultos, mas me importo, enormemente, com as crianças.

Gostaria de poder tratar de todas elas, dar amor, carinho, colo e atenção. Gostaria de poder proporcionar a elas uma escola e um uniforme cheiroso para elas vestirem em seus primeiros dias de aula, uma cama quente e macia para que elas pudessem exercitar o direito do descanso, brinquedos para que pudessem ser crianças de verdade, um colo para quando se machucassem, um sorriso para suas pequenas e grandes conquistas.
Gostaria de poder ser mãe de todas as crianças que não tem uma mãe de verdade. Gostaria sim de poder ser a mãe de todas elas, e dar a elas todo o amor que eu fosse capaz de dar.

Gostaria de viver rodeada por elas, para ao menos tentar tornar-me uma pessoa mais decente. Gostaria de poder compartilhar de toda a pureza que existe em seus olhos e, dessa forma, minimizar minhas próprias máculas.

Gostaria de tirá-las dos semáforos, das estradas, das calçadas. Gostaria de colocá-las no meu colo, juro que gostaria.

E a cada menino pedindo esmola que vejo, eu vejo nele os olhos dos meus filhos. E os meus filhos não são nem melhores nem piores do que ele, eles são idênticos a ele, porque todas as crianças são perfeitas.

E enquanto enchermos as nossas crianças de Ipods, celulares, roupas caras, tênis de marca e brinquedos supérfluos, estaremos negando a essas outras crianças, que são idênticas às nossas, que também são nossas, seus direitos legítimos à escola, saúde e amor.

Todas as crianças são iguais.

Infelizmente, dentro da minha vida, pouco posso fazer por elas, mas faço cem por cento do pouco que posso. E a cada dia, procuro fazer mais. E tenho certeza que um dia farei o suficiente para poder, ao menos, dormir em paz.
Porque hoje em dia, quando vejo uma criança que sofre, eu verdadeiramente não durmo em paz.
E agradeço por não ser capaz de dormir em paz, pois isso me mostra que ainda posso ter esperança em mim mesma.

Não se esqueçam, as crianças são as flores da humanidade. Todas elas, não só os meus, não só os seus, não só os nossos filhos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Crianças são estes monstros que os adultos fabricam com suas mágoas. Alguém consegue supor canalhas, atoleimados e cruéis entre doces criancinhas? Afinal é péssimo ser criança, bom mesmo é ser velha e pensar no quando éramos criança. Sine parvulos venire ad me: omnia mea mecum sunt.